Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2013
Residência (Acesso Direto)
Homem-81-anos-sem1938a4cfc55
Homem de 81 anos, sem história de demência, foi trazido à emergência por quadro de sonolência e confusão mental, com piora progressiva há 48-72 horas. Um familiar informou que o paciente vinha fazendo uso há 2 anos de hidroclorotiazida (12,5 mg/dia) e enalapril (5 mg, 12/12 horas) para hipertensão arterial sitêmica e que não havia urinado nas últimas 24 horas. Ao exame, apresentava frequência cardíaca de 102 bpm, pressão arterial de 112/74 mmHg, frequência respiratória de 22 mrm e saturação de oxigênio de 93% em ar ambiente; à asculta, foram percebidos estertores crepitantes no terço inferior do hemitórax posterior esquerdo. Não havia evidência de sinal focal ou irritativo ao exame neurológico. Foi indicada a passagem de sonda vesical de demora, tendo sido acumulados 110 ml de urina concentrada no saco coletor. O eletrocardiograma revelou lenta progressão da onda R, e a curva das enzimas cardíacas estava normal. O raio X de tórax evidenciou infiltrado alveolointersticial nos terços inferiores de ambos os pulmões, mais evidentes no esquerdo. O EQU indicou 7 leucócitos/campo e 5 hemácias/campo. Os demais exames laboratoriais estão reproduzidos na tabela abaixo.


Com base nos dados, qual a sequência de eventos mais provável?
A
Acidente vascular cerebral (AVC) - broncopneumonia aspirativa - sepse - insuficiência renal aguda (IRA) pós-renal
B
Pneumonia - delirium - IRA pré-renal por baixa ingesta hídrica
C
Hipotensão iatrogênica - AVC por hipoperfusão - choque neurocardiogênico e bexiga neurogênica - IRA mista (renal e pós-renal) 
D
Primoinfecção herpética - meningoencefalite herpética - delirium - IRA renal
E
Descompensação de insuficiência cardíaca não diagnosticada previamente - edema agudo de pulmão - síndrome pulmão-rim - IRA renal