Homem de 85 anos relata perda de 10 kg em 8 meses, fraqueza e cansaço, com redução do nível de energia e 3 quedas sem lesões importantes nos últimos 6 meses, a última há 15 dias. Fica deitado cerca de 18 horas/dia e não consegue andar uma quadra. Refere incontinência urinária e deficiência de memória. AP: hipertensão arterial, doença arterial coronariana, diabetes mellitus, hiperplasia benigna de próstata, deficiências visual e auditiva. Faz uso de enalapril, metformina, polivitamínico, amlodipino, atenolol, AAS, finasterida e sinvastatina. Exame físico: IMC de 20 kg/m² , circunferência de panturrilha 28 cm, marcha lenta e de passos curtos, gastou 33 segundos para andar 6 metros. Obteve 29 pontos no Mini Exame do Estado Mental. O diagnóstico de Síndrome da Fragilidade é justificado por
Questão
SP - Universidade Estadual Paulista - UNESP (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB) (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu)
2019
Residência (Acesso Direto)
Homem-85-anos-relata12869580314
A
perda de peso, redução do nível de energia e fadiga, incapacidade para andar uma quadra e inatividade física.
B
perda de peso, uso de mais que 5 medicamentos por dia, circunferência da panturrilha e diminuição da velocidade da marcha.
C
incontinência urinária, diminuição da velocidade da marcha, mais que 5 doenças diagnosticadas e déficit cognitivo.
D
quedas, incontinência urinária, déficit cognitivo e multimorbidade (6 doenças).