Homem com 18 anos de idade, apresenta diagnóstico recente de diabetes mellitus tipo I e encontra-se em acompanhamento na Unidade Básica de Saúde. Foram prescritas insulina NPH 16 U + insulina regular 6 U antes do café e insulina NPH 8 U + insulina regular 4 U antes do jantar. O paciente foi orientado a verificar a glicemia capilar antes das refeições e ao deitar, fazendo aplicação de insulina regular adicional conforme resultado da glicemia, devendo preencher registro com resultado da glicemia e dose adicional de insulina regular utilizada. O paciente retorna à Unidade Básica de Saúde 30 dias depois. Com base nestas informações, e de posse do registro das glicemias, a melhor recomendação em relação ao ajuste das doses de insulina NPH ou regular prescritas é:
Questão
Revalida Nacional - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
2013
Revalida
Homem-com-18-anos13077a951ee
A
aumentar 2 U da insulina NPH antes do café caso a medida da glicemia antes de deitar tenha sido superior a 120 mg/dl na maioria dos dias.
B
aumentar 4 U da insulina regular antes de jantar caso a medida da glicemia antes do almoço tenha sido superior a 120 mg/dl na maioria dos dias.
C
acrescentar 8 U de insulina NPH antes do almoço caso a medida da glicemia antes do almoço tenha sido superior a 120 mg/dl na maioria dos dias.
D
aumentar em 2 U a dose da insulina NPH noturna caso a medida da glicemia matinal em jejum tenha sido superior a 120 mg/dl na maioria dos dias.
E
associar 4 U de insulina regular antes do almoço e ao deitar caso a medida da glicemia matinal em jejum tenha sido superior a 120 mg/dl na maioria dos dias.