Homem com 29 anos de idade reside em cidade de grande porte da região Sudeste, onde trabalha como administrador de empresas. No próximo final de semana, vai viajar para um município da região Norte. Preocupado com as informações sobre a ocorrência de malária na região, procurou a Unidade Básica de Saúde para receber orientações quanto à profilaxia da malária. Na consulta com o médico, não relatou nenhum problema de saúde e informou que iria permanecer no município por dez dias. O médico da Unidade Básica de Saúde explicou a ele a forma de transmissão da malária, os sintomas da doença e orientou quanto à profilaxia. A orientação adequada a esse usuário é:
Questão
Revalida Nacional - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
2013
Revalida
Homem-com-29-anos11248f49b91
A
Não viajar, uma vez que a quimioprofilaxia deve ser iniciada uma semana antes da chegada na zona de transmissão de malária e não haveria tempo hábil para que a quimioprofilaxia fosse capaz de oferecer proteção no dia de sua chegada.
B
Especificar as medidas de proteção individual e prescrever a quimioprofilaxia com a combinação de atovaquona + proguanil para reduzir o risco de efeitos colaterais.
C
Orientar quanto às medidas de proteção individual e prescrever a quimioprofilaxia com mefloquina, 250 mg semanalmente, iniciando imediatamente o uso do medicamento.
D
Informar sobre as medidas de proteção individual e prescrever quimioprofilaxia com dois comprimidos de cloroquina por semana durante o período em que permanecer na área com transmissão de malária.
E
Orientar quanto às medidas de proteção individual como: não se aproximar de áreas de risco após o entardecer e logo ao nascer do dia; usar roupas claras e de mangas longas; aplicar repelentes nas partes do corpo expostas e utilizar mosquiteiro para dormir.