Homem negro de 48 anos possui queixas crônicas de pirose, regurgitação alimentar e tosse seca. Os sintomas pioram após comer mortadela e frituras ou se tomar café. Nega perda de peso, disfagia e não possui anemia em exames recentes. Não há histórico familiar de neoplasias. O paciente iniciou por conta própria Pantoprazol 40mg uma vez ao dia e após 3 meses de uso não percebeu melhora significativa dos sintomas. Procurou atendimento médico e realizou endoscopia digestiva alta. Esse exame mostrou em esôfago distal mucosa de coloração salmão, digitiforme, sem irregularidades, com cerca de 2,8cm, a qual ocupava 30% da circunferência e esofagite erosiva grau C de Los Angeles no restante da mucosa. Foi coletado 1 fragmento de biópsia esofágica da mucosa de coloração salmão, a qual mostrou a presença de metaplasia intestinal, com coloração alcian blue positiva e ausência de displasia. Frente a esse quadro, é CORRETO afirmar:
I. Deve-se iniciar Vonoprazana 20mg, uma vez ao dia devido a sua superioridade frente ao Pantoprazol 40mg no tratamento de pacientes com esôfago de Barrett.
II. Este paciente deve ser encaminhado para mucosectomia endoscópica devido à presença de coloração alcian blue positiva.
III. Deve-se aumentar a dose de Pantoprazol para 40mg duas vezes ao dia.
IV. Deve-se tratar a esofagite erosiva antes de se considerar repetir a endoscopia digestiva alta com biópsias seriadas do esôfago.