Questão
MG - Universidade Federal de Uberlândia - UFU (Hospital de Clínicas de Uberlândia - HCU)
2013
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Idalina-45-anos1154e6dce22
Idalina, 45 anos, tabagista (30 maços/ano), apresenta desde a infância quadros repetidos de chiado no peito associado à tosse seca predominantemente noturna e ao acordar. Refere ser muito "alérgica", com coriza e prurido nasais frequentes e "sensação de amargo na boca" com pirose retroesternal, que coincide com períodos de piora da asma. Relata que estes sintomas são desencadeados por poeira e mofo. Vem apresentando sintomas noturnos em média 2 (duas) vezes por semana, com necessidade de uso de medicações de resgate quase diariamente, com 2 (duas) exacerbações no último ano sem necessidade de internação. Atualmente em uso de inalações quando em crise. Abaixo segue espirometria realizada pela paciente. 



Com relação ao tratamento, assinale a alternativa INCORRETA:
A
A qualidade do ambiente é fundamental no controle do paciente com asma. Medidas como: retirada de cortinas, carpetes e tapetes são imprescindíveis para adequado controle da doença. 
B
O corticoide inalatório é a principal droga no tratamento da asma, embora possa ser substituído por broncodilatadores em casos especiais. 
C
A via inalatória possibilita uma ação tópica no epitélio respiratório, reduzindo significativamente os sintomas sistêmicos tanto dos corticoides quanto dos broncodilatadores.
D
A técnica de uso correto dos dispositivos inalatórios consiste em inspirar a medicação profundamente após expiração máxima não forçada, fazendo uma pausa inspiratória idealmente por 10 segundos para facilitar deposição pulmonar. 
E
Os espaçadores de grande volume permitem o uso dos aerossóis dosimetrados em crianças e idosos além de possibilitar sua utilização na crise de asma e na exacerbação do DPOC.