Illness, disease e sickness são conceitos fundamentais para antropologia médica e a abordagem centrada na pessoa, representando diferentes perspectivas para o adoecimento a partir do olhar de distintos atores. São conceitos de difícil tradução para a língua portuguesa, embora suas diferenciações estejam bem estabelecidas na literatura dos campos de conhecimento citados. Nessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
GO - Instituto de Olhos de Goiânia - IOG
2016
Residência (Acesso Direto)
Illness-disease57d06181f1
A
Illness refere-se às alterações fisiopatológicas traduzidas por sinais, sintomas e alterações em exames, sendo a principal construção teórica, pela qual os médicos buscam explicar os problemas das pessoas.
B
Sickness refere-se ao processo social e cultural de compreensão do “estar doente”, no qual o entorno social da pessoa adoecida reconhece, legitima e sustenta um determinado papel social, o de “estar doente”.
C
Disease é a experiência pessoal e subjetiva de quem está doente, relacionando-se aos sentimentos, pensamentos e comportamentos de quem está ou se sente doente, sendo que essa experiência pode ou não corresponder à disfunção orgânica.
D
O conceito de disease é o mais importante para o cuidado do paciente, pois as disfunções orgânicas são as únicas categorias de adoecimento passíveis de serem identificadas e manejadas pelo médico.
E
O modelo explicativo que as pessoas constroem sobre seu próprio adoecimento ou sofrimento (disease) é importante fonte de viés na abordagem do paciente, introduzindo informações que prejudicam o correto raciocínio clínico.