Indivíduo do sexo masculino, com 14 anos de idade, natural do interior de Alagoas, nesta cidade há 3 anos, morador de loteamento sem saneamento básico, vem ao serviço médico com queixa de febre há 1 mês; além disso relata só cansaço mais fácil que o habitual. Ao exame físico apresenta hepatoesplenomegalia moderada e dolorosa. O exame parasitológico de fezes revela ovos viáveis de Schistosoma mansoni. Pode-se afirmar que:
Questão
GO - Centro de Reabilitação e Readaptação - CRER
2012
Residência (Acesso Direto)
Individuo-sexo68c4165fbc
A
Trata-se de um caso de esquistossomose na fase aguda, que deve ser tratado com oxaminique.
B
O achado isolado de ovos viáveis de S. mansoni no exame parasitológico de fezes não basta para se firmar o diagnóstico de esquistossomose.
C
A presença de febre neste indivíduo com esquistossomose hepatoesplênica na fase crônica sugere associação com outra patologia, como, por exemplo, bacteremia prolongada por Salmonella sp.
D
O achado de ovos viáveis de S. mansoni no exame parasitológico de fezes deste indivíduo, que está fora da região endêmica há 3 anos, sugere reativação da esquistossomose, que pode ocorrer na vigência de imunodepressão adquirida.
E
A presença de febre neste indivíduo com esquistossomose hepatoesplêndica crônica, indica descompensação, caracterizando a forma hepatoesplênica crônica descompensada da esquistossomose.