Indivíduos com obesidade grau 3 (N = 252) foram randomizados para dois tipos de dietas: restrição de carboidratos ou restrição de gorduras. A análise estatística mostrou que os indivíduos que seguiram a dieta com restrição de carboidratos apresentaram perda média de peso de 5,8 kg (desvio padrão = 3,0 kg) enquanto aqueles submetidos à dieta com restrição de gorduras apresentaram perda média de peso de 3,5 kg (desvio padrão = 5,0 kg). Comparando- se a perda média de peso entre esses dois grupos obteve- se um valor de p = 0,003. Adotando- se um nível de significância de 5% (α=0,05), esse valor de p apresentado significa que:
Questão
SP - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Hospital Universitário da UNIFESP)
2019
Residência (Acesso Direto)
Individuos-com1094196377a
A
Existe diferença estatisticamente significante entre os grupos, pois 99,7% dos indivíduos do grupo da dieta com restrição de carboidratos perderam mais peso do que os indivíduos que seguiram a dieta com restrição de gorduras.
B
Existe diferença estatisticamente significante entre os grupos para a média de perda de peso e o poder associado ao teste estatístico é igual a 99,7%.
C
Não existe diferença estatisticamente significante entre os grupos no que se refere à perda média de peso e o erro que se comete com esta afirmação é igual a 0,3%.
D
Não existe diferença estatisticamente significante entre os grupos no que se refere à perda média de peso, pois a diferença média de peso entre os grupos é de apenas 0,3%.
E
Existe diferença estatisticamente significante entre os grupos no que se refere à perda média de peso e o risco de errar ao se afirmar que os dois grupos diferem com relação à perda de peso é igual a 0,3%.