Inegável a evolução dos dispositivos de imagens nos últimos anos, que aumentaram a segurança durante o implante de um Cateter Venoso Central (CVC). Em relação às técnicas necessárias para esse procedimento, podemos afirmar:
Questão
PA - Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA
2024
Residência (Acesso Direto)
Inegavel-evoluca315cdf0ff9
A
A punção da veia jugular interna (VJI), pelo acesso anterior, deve ser feita com o paciente em posição de Trendelemburg a 15 graus, com discreta rotação contralateral da cabeça (apoiada sobre coxins), mantendo-a próxima da linha média.
B
O ponto mais indicado para a punção da VJI, pelo acesso posterior, é no cruzamento da veia jugular externa com a borda anterior do Músculo Esternocleidomastoideu (MECM). Transdutor, seringa e agulha devem estar posicionados e alinhados paralelamente ao ventre anterior do MECM em direção ao mamilo ipsilateral.
C
A TVP (Trombose Venosa Profunda) prévia parcial não é considerada contraindicação para o CVC na veia escolhida.
D
O triângulo imaginário de Haseelbach, formado medialmente pelo ventre esternal e lateralmente pelo ventre clavicular do músculo esternocleidomastóideo (MECM) e tendo como base a clavícula, é a principal referência anatômica para punções da VJID (Veia Jugular Interna Direita).