Questão
MA - Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Hospital Universitário Presidente Dutra)
2017
Residência (Acesso Direto)
Infecca-Sitio249b4281ff
A Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC) apresenta importante impacto nos resultados clínicos e custos pós-operatórios. Em relação a esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A
Em função do risco adicional de ISC associada ao emprego de telas sintéticas na correção das hérnias inguinais, justifica-se a manutenção da antibioticoprofilaxia com cefalosporina de primeira geração (ex.: cefazolina) por 96 horas após a cirurgia. 
B
Por definição, a infecção de sítio cirúrgico é aquela que desenvolve dentro de 60 dias após uma cirurgia ou dentro de um ano se um implante foi utilizado no ato cirúrgico e a infecção parece estar relacionada à operação.
C
A ferida operatória é classificada como contaminada quando há presença de inflamação, secreção purulenta (ex.: apendicite aguda complicada com peritonite difusa), perfuração pré-operatória do trato respiratório, gastrointestinal ou genitourinário e trauma penetrante há mais de 6 horas.
D
O tabagismo determina piora na atividade fagocítica e bactericida dos neutrófilos e macrófagos, resultando numa reduzida capacidade de controle da contaminação bacteriana da ferida operatória, determinando maior predisposição à infecção de sítio cirúrgico, sendo recomendado que o ato de fumar seja interrompido por 4 a 6 semanas antes da realização de um procedimento cirúrgico eletivo. 
E
A administração do antibioticoprofilático precede a incisão na pele, sendo que a primeira dose deve ser administrada cerca de 180 minutos antes do início da cirurgia, a fim de que alcance altos níveis teciduais e tenha boa eficácia em minimizar o risco de infecção de sítio cirúrgico no pós-operatório.