A Infecção do Trato Urinário (ITU) é uma das enfermidades mais comuns na prática pediátrica. A confirmação desse diagnóstico é feita pela cultura de urina. Nos pacientes sem controle miccional, existem diferentes maneiras de coletar a urina, com implicações diretas sobre a interpretação dos resultados. Considerando o paciente sem controle miccional, assinale a alternativa correta.
Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2011
Residência (Acesso Direto)
Infecca-Trato-Urinario5505088e2a
A
A coleta de urina por saco coletor requer rigor nos cuidados de higiene, adaptação perfeita do adesivo à região genital e troca do mesmo a cada 2 horas, até que a amostra seja obtida.
B
A punção suprapúbica para coleta de urina é um método invasivo, porém prático, seguro e de execução relativamente fácil, estando indicada nos casos em que a coleta por via natural suscita dúvidas (diarreia aguda, dermatite perineal, vulvovaginite, balanospotite).
C
A coleta de urina por cateterismo vesical é o método de escolha para a confirmação da suspeita de ITU.
D
Independentemente da forma como foi obtida a amostra de urina, a urocultura será considerada positiva somente se houver crescimento de mais de 105 Unidades Formadoras de Colônia (UFC) por ml de urina, de um único patógeno.
E
A desidratação e o uso prévio de antibióticos podem ser causas de resultados falso- negativos de urocultura.