Infecção puerperal, também denominada de morbidade febril puerperal, caracteriza um quadro de infecção do trato genital, que pode ocorrer em qualquer momento entre a ruptura das membranas ou entre o trabalho de parto e o 42º dia após o parto. Nesse sentido, considerando a infeção puerperal é correto afirmar que
Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2024
Residência (Acesso Direto)
Infecca-puerperal5080d6929b
A
a gestante com vaginose bacteriana, presença de mecônio no trabalho de parto e placentação baixa são fatores de risco para infecção puerperal.
B
o conceito clássico da morbidade febril puerperal seria a ocorrência de dois episódios de temperatura oral igual ou superior a 38°C, separados por mais de seis horas, após 24 horas do parto.
C
a miometrite necrotizante é a principal causa de infecção no puerpério e caracterizada pela presença de dor pélvica e febre.
D
no parto vaginal, de risco habitual, é indicado o uso profilático de antibióticos visando à profilaxia de infecção puerperal.
E
a infecção da pele e dos tecidos moles é um diagnóstico diferencial de infecção puerperal e se manifesta, geralmente, duas semanas após a cesariana.