A Insuficiência Cardíaca (IC) é um grande problema mundial afetando mais de 20 milhões de indivíduos, com prevalência de 2% da população adulta em países desenvolvidos. Avalie as afirmativas seguintes sobre a IC e assinale como verdadeira (V) ou falsa (F).
I. IC era classificada como “sistólica” ou “diastólica”, termos hoje abandonados e substituídos, respectivamente, por IC com fração de ejeção (FE) reduzida e IC com FE preservada.
II. São exemplos de IC com FE reduzida: cardiopatia isquêmica, cardiopatia chagásica, taquiarritmias crônicas, tireotoxicose.
III. São exemplos de IC com FE preservada: miocardiopatia restritiva, miocardite viral, miocardiopatia hipertrófica, anemia crônica.
IV. Muitos casos de miocardiopatia dilatada são secundários a problemas genéticos específicos, em particular aqueles no citoesqueleto.
V. A despeito dos avanços no tratamento da IC, o surgimento dos sintomas determina prognóstico reservado. Estudos comunitários indicam mortalidade de 30-40% em 1 ano após o diagnóstico, e 60-70% no prazo de 5 anos.
A sequência correta é