Jaime, 57 anos, morador de cidade com epidemia de dengue, procura a UBS com quadro de febre de até 39 °C há 3 dias associado à dor retro orbital de forte intensidade e mialgia. Sem quaisquer outras queixas. Apresenta diabetes mellitus em uso de metformina 850mg/dia – última hemoglobina glicada: 7,2%. Nega outras doenças. No exame físico, bom estado geral, hidratado, corado, eupneico. Temperatura axilar: 38,2 °C, frequência cardíaca: 104 bpm, pressão arterial: 128/80 mmHg, frequência respiratória: 18 mrpm. Ausculta cardíaca e pulmonar normais. Abdômen com dor discreta à palpação difusamente, sem dor à descompressão súbita. Ausência de visceromegalias. Conjuntiva normal. Ausência de lesões de pele. Prova do laço negativa. Depois da avaliação, Jaime é notificado como caso suspeito de dengue. Seguindo o fluxograma mais recente de classificação de risco para dengue do Ministério da Saúde, a conduta mais adequada é iniciar:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2024
Residência (Acesso Direto)
Jaime-57-anos-morador14217fb2946
A
Hidratação oral, prescrever paracetamol, conforme sintomas, e liberar paciente para ser reavaliado quando cessar a febre (período em que costumam ocorrer as complicações) ou antes se sinais de alerta.
B
Hidratação oral, solicitar hemograma com plaquetas (conforme fluxo local) e prescrever paracetamol, conforme sintomas. Liberar o paciente para ser reavaliado o mais breve possível, assim que o exame esteja pronto ou antes se sinais de alerta.
C
Hidratação venosa, imediatamente, e sintomáticos conforme necessidade. Encaminhar para o hospital para realização de exames laboratoriais. Orientar que, caso seja liberado depois da avaliação inicial no hospital, deve retornar em 48 horas ou antes se sinais de alerta.
D
Hidratação oral e prescrever paracetamol, conforme sintomas. Se disponível no local, solicitar hemograma com plaquetas e liberar paciente apenas se exame normal e depois de reavaliação clínica, com orientação de retorno em 48 horas ou antes se sinais de alerta.