Jane tem 36 anos, está na sua segunda gestação e comparece para consulta pré-natal. Está com 25 semanas de idade gestacional e trouxe o resultado do exame ""teste de tolerância oral a glicose após sobrecarga com 75 gramas de dextrose"" (TTOG-75g). A glicemia de jejum de Jane, verificada no 1º trimestre da gravidez, foi de 90 mg/dl. O IMC pré-gravídico era de 32 kg/m2 e até o momento ela apresenta ganho de peso adequado nessa gestação e não apresenta outras doenças ou faz uso de medicamentos. A primeira gravidez transcorreu sem intercorrências. Resultado do exame teste de tolerância oral a glicose (TTOG) após sobrecarga com 75 gramas de dextrose: em jejum: 92 mg/dl; 1h após a sobrecarga: 190 mg/dl; 2h após a sobrecarga: 160 mg/dl. Baseado na situação acima assinale a alternativa correta:
Questão
SC - Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - SMS
2021
Residência (Acesso Direto)
Jane-tem-36-anos-esta1255bf361ba
A
Jane tem 2 glicemias de jejum < 100 mg/dl e, portanto, está descartado o diagnóstico de diabetes gestacional, não sendo necessárias outras intervenções, bastando manter o acompanhamento pré-natal de rotina
B
Como os valores de glicemia de Jane após a sobrecarga de dextrose estão > 140 mg/dl, é possível diagnosticar diabetes mellitus. Dessa forma, Jane deve ser encaminhada ao pré-natal de alto risco imediatamente, pois o risco de complicações é alto.
C
Jane foi submetida a um exame desnecessário (TTOG 75g), pois tinha uma glicemia de jejum no 1º trimestre < 92 mg/dl e não precisaria realizar rastreamento com TTOG 75g entre 24 e 28 semanas de gestação, bastando uma nova glicemia de jejum nesse período;
D
Jane tem 2 glicemias após sobrecarga alteradas e dessa forma, é possível diagnosticar diabetes gestacional. Está indicado o monitoramento glicêmico, orientação dietética e de atividade física e considerar encaminhamento ao pré-natal de alto risco.