Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2020
Residência (Acesso Direto)
Joa-Augusto-48-anos1182fc26f58
João Augusto, 48 anos, portador de cirrose alcóolica, com 8 meses de abstinência, procura consulta médica por apresentar aumento progressivo do volume abdominal na última semana. Em seu exame físico, apresenta pressão arterial de 100x60mmHg, FC: 88bpm FR:21ipm, abdome globoso, de grande volume com sinal do piparote positivo. Ausência de flapping e seus exames laboratoriais revelam: Albumina: 2,7g/dL, Bilirrubina Total 3,8mg/dL (3,5 de Bilirrubina Direta) e RNI de 2,2. Hemograma: Hemoglobina: 9,2g/dL, Leucócitos de 8254/mm³, Plaquetas: 82000/mm³. Uma semana após empregadas as medidas definidas na questão anterior, o paciente João Augusto retorna ao pronto atendimento com queixa de vômito com sangue. Ao exame físico, apresenta-se estável hemodinamicamente. 

Sobre o manejo da hemorragia digestiva alta varicosa, assinale a alternativa CORRETA.
A
Em caso de instabilidade hemodinâmica, a expansão volêmica deve ser realizada com solução coloide de amido, caso disponível.
B
O uso de octreotide possui impacto prognóstico e deve ser iniciado após a realização da endoscopia digestiva alta com confirmação da presença de varizes.
C
A endoscopia digestiva alta deve ser realizada após o paciente obter estabilidade hemodinâmica por, ao menos, 24 horas.
D
Como o paciente já se encontra estável hemodinamicamente, betabloqueadores devem ser iniciados imediatamente, uma vez que reduzem a mortalidade em longo prazo.
E
O paciente deve receber profilaxia com antibióticos por até 7 dias a partir do evento.