João Pedro, de 18 meses, é trazido pelos pais à noite ao serviço de pronto-socorro referindo uma queda da cama hoje pela manhã. A criança apresenta, pelo corpo, múltiplos hematomas e equimoses em variados estágios de evolução e deformidade da coxa direita, com edema e impotência funcional. Encontra-se também sonolenta e arredia, não fala e pouco interage com os outros. A caderneta de vacina apresenta atraso de todas as doses desde os dois meses de vida. À radiografia, observa-se uma fratura espiralada do fêmur direito. Sobre esse caso, assinale a conduta adequada.
Questão
Órgão
1
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Joa-Pedro-18-meses-e875aff905d
A
Deve-se internar a criança, solicitar radiografia de ossos longos, fundoscopia ocular e tomografia de crânio e notificar o Conselho Tutelar e a Vigilância Epidemiológica. Não é necessário informar os pais dos procedimentos adotados, para evitar atritos e oposição.
B
Deve-se internar a criança, solicitar radiografia de ossos longos, fundoscopia ocular e tomografia de crânio e notificar o Conselho Tutelar. Notificar a Vigilância Epidemiológica não é necessário. Deve-se informar os pais dos procedimentos adotados, mesmo com risco de atritos e oposição.
C
Deve-se internar a criança, solicitar radiografia de ossos longos, fundoscopia ocular e tomografia de crânio e notificar o Conselho Tutelar e a Vigilância Epidemiológica. Deve-se informar os pais dos procedimentos adotados, mesmo com risco de atritos e oposição. Ao término da avaliação, a criança deve ser encaminhada ao IML para confecção de exame e laudo.
D
Deve-se internar a criança, indicar a confecção de um gesso pélvico-podálico, solicitar radiografia de ossos longos, fundoscopia ocular e tomografia de crânio e notificar o Conselho Tutelar e a Vigilância Epidemiológica. Deve-se informar os pais dos procedimentos adotados, mesmo com risco de atritos e oposição. Encaminhamento ao IML para confecção de exame e laudo não é necessário.