Questão
MS - Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Hospital Universitário da UFGD - HU)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Joa-Pedro-paciente-401339b1578e8
ANULADA
João Pedro, paciente de 40 anos de idade, é portador de colelitíase com sintomas recorrentes, mas sempre com bastante receio e recusa da cirurgia. Apresentou mudança do padrão de dor, queixando-se de dor em barra no andar superior do abdome com irradiação para o dorso, acompanhada de vômitos. Chegou ao hospital cerca de 4 horas após o início dos sintomas. Nos exames laboratoriais: Hb 11,5, Ht 34%, leucometria: 16.000, PLQ: 450.000, Amilase: 2000UI/L, Lipase: 1000 UI/L, GGT: 150 UI/L, FA: 200 UI/L, TGO: 170 UI/L, TGP: 170 UI/L, LDH: 210 UI/L, Glicemia 150 mg/dl; Bilirrubina Total: 1,9 mg/dl com predomínio de fração direta. O plantonista solicitou Tomografia de Abdome (TC) com contraste que mostrou edema difuso de tecido pancreático, sem áreas sugestivas de necrose tecidual.

Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa correta.
A
A TC de abdome foi bem indicada, pois o paciente possui nível muito elevado de amilase (>1.500 UL/l).
B
O tratamento deve ser apenas manutenção da dieta zero e analgesia, incentivando a realização da colecistectomia na mesma internação.
C
Como a suspeita era de pancreatite, a TC de abdome deveria ter sido feita sem contraste para evitar toxicidade e agravamento do quadro.
D
O início precoce da antibioticoterapia é fundamental, uma vez que há leucocitose importante e edema pancreático.
E
Como houve migração de cálculos e aumento das bilirrubinas, o paciente deve ser submetido à CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica) antes da colecistectomia.