Questão
SC - Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - SMS
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Joa-Pedro-residente19618b7192d
João Pedro, residente de MFC, vem discutir o caso do Sr. Davi, 55 anos, com o preceptor. Ele viera em consulta de demanda espontânea, ansioso porque mediu a pressão arterial (PA) na farmácia do bairro e se assustou com valor de 150 x 100 mmHg. Trabalha como caminhoneiro, pelo menos 10 horas por dia. A alimentação é a base de marmitas ao longo da estrada e muito refrigerante, além das doçuras e café que o mantém alerta nas viagens. Não tinha nenhum sintoma. A mãe era diabética e faleceu há 2 anos depois de um infarto agudo do miocárdio. O pai e um dos irmãos têm hipertensão arterial. Negou palpitações, síncope, escotomas, cefaleia, tontura. Negou tabagismo; faz uso de 3 latas de cerveja aos finais de semana. Só queria ser atendido logo e pegar um remédio, pois o caminhão já estava carregado para mais uma viagem. No exame físico: BEG, corado, discreto rubor facial; IMC 35Kg/m2; PA: 160x100 mmHg FC: 85bpm; eupneico. Exame cardiopulmonar e abdominal sem alterações. Membros inferiores: pulsos pediosos e tibiais posteriores presentes e simétricos. Sem edema. Após a discussão do caso o preceptor questionou sobre o plano que o residente considerava apropriado no momento. Dentre as assertivas abaixo assinale a que seria a conduta correta:
A
Encaminhar o paciente para a sala de medicação e prescrever furosemida intravenosa a fim de normalizar a PA, visto que ele tinha uma viagem o esperando.
B
Tranquilizar o paciente, orientar sinais de alerta. Solicitar monitorização residencial da pressão arterial durante 2 semanas e mudança no estilo de vida. Deixar retorno agendado para reavaliação após o controle pressórico.
C
Encaminhar para Unidade de Pronto Atendimento, pois se trata de uma urgência hipertensiva e na UBS não há condições para seguir o atendimento dos pacientes nessas condições.
D
Tranquilizar o paciente, orientar sinais de alerta. Solicitar monitorização residencial da pressão arterial durante 2 semanas e mudança no estilo de vida. Solicitar exames laboratoriais. Prescrever hidroclorotiazida e retorno em 2 semanas.