Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2022
Residência (Acesso Direto)
Joa-Silva-38-anos355900d1e30
João da Silva, 38 anos de idade, trabalha no Hospital Universitário, como Auxiliar de Enfermagem, há 20 anos. Desde o início da pandemia pela Covid-19, ele tem trabalhado em turnos de 12 por 36 horas, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O volume de trabalho aumentou consideravelmente, e ele tem se sensibilizado enormemente com a elevada taxa de mortalidade de pacientes jovens. Dessa forma, não consegue dormir, mesmo nos dias de folga, e sua mulher se queixa de que ele anda muito irritado e desatento. Em função dessa situação, João aumentou o consumo de álcool para se desligar da tensão. No último plantão noturno, precisamente às 2h45min da madrugada, foi realizar a coleta de exames por venopunção periférica de um paciente de 25 anos de idade, internado por Covid-19, em estado grave, com insuficiência renal aguda e sorologia para hepatite B em análise. Ao introduzir a agulha, lacerou o seu dedo. Ficou extremamente preocupado e irritado consigo mesmo. Lembrou-se de que, devido à correria da vida, havia tomado somente a primeira dose da vacina contra a hepatite B e não cuidou mais disso. João, angustiado, procurou a enfermeira chefe da UTI, que imediatamente o encaminhou para o Ambulatório do Trabalhador do Hospital.

Em relação ao manejo do acidente ocupacional do auxiliar de enfermagem, visando à redução de seus possíveis danos, considere as afirmativas a seguir.

I. O trabalhador apresenta, como fatores de risco para acidente de trabalho, no âmbito individual, a saúde mental comprometida, acarretando insônia, irritação, desatenção, consumo de álcool e falta de autocuidado.

II. O trabalhador apresenta, como fatores de risco, no cenário de trabalho, provável Síndrome de Burnout, caracterizada pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes.

III. Para reduzir a vulnerabilidade, à qual os profissionais de saúde da UTI estão expostos, devem-se acolher os membros da equipe em suas necessidades de saúde, considerando a singularidade de cada um, segundo os protocolos de biossegurança.

IV. No que se refere ao risco de contaminação por hepatite B, deve ser avaliado o status vacinal e sorológico do profissional exposto, além da profilaxia realizada, preferencialmente, com o antirretroviral Oseltamivir, por 28 dias.

Assinale a alternativa correta.
A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
 Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
 Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
 Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
 Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.