Questão
AP - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
2017
Residência (Acesso Direto)
Joa-silva-62-anos-deu93fc882cfb
João da silva, 62 anos, deu entrada no hospital de Emergências apresentando quadro de dor abdominal difusa há 10 dias, que veio aumentando de intensidade, associado à distensão do abdome e episódios de vômitos e parada de eliminação de flatos e fezes. Relata também perda de peso nos últimos meses, entretanto não sabe precisar o quanto perdeu. Ao exame físico: consciente, desidratado ++\++++, dispneico, FR: 30 irpm, anictérico, afebril. Abdome globoso, distendido, doloroso à palpação difusamente, timpânico. Toque retal: ausência de fezes, sangue ou tumorações em dedo de luva. Marque a assertiva INCORRETA:
A
O quadro descrito pode ter diagnóstico sindrômico de câncer de reto com metástase pulmonar, o que justificaria a dispneia do paciente.
B
O toque retal é extremamente importante, pois permite detectar 50% dos tumores de reto e canal anal.
C
A colonoscopia é indicada na presença de sintomas, bem como no seguimento de doentes que, rastreados para Cancer Colo Retal, apresentam resultado positivo de pesquisa de sangue oculto nas fezes.
D
As metástases por via sanguínea são pouco comuns e ocorrem com mais frequência no fígado e menos no pulmão, nos rins, nos ossos e no cérebro.
E
A ressecção cirúrgica deve incluir o tumor e a área de drenagem linfática locorregional correspondente com margens parietal e distal de no mínimo 5 cm para o cólon e 2 cm para o reto quando a intenção for curativa.