João tem 6 meses e foi levado ao pronto atendimento com história de há 2 dias ter iniciado febre (38,5 °C), sem outros sintomas associados. Encontra-se em bom estado geral, sem alterações ao exame físico, exceto pela presença de prepúcio que impede a exposição da glande. Colhida urina tipo I por saco coletor, revelando: pH = 6,0, densidade = 1020, leucócitos = 30000/mm³, eritrócitos = 3000/mm³, proteínas ausentes, nitrito positivo, esterase leucocitária ausente e bacterioscopia positiva e hemograma que veio normal. Em relação ao diagnóstico dessa criança, é correto afirmar:
Questão
SP - Hospital Oftalmológico de Sorocaba - HOS
2019
Residência (Acesso Direto)
Joa-tem-6-meses-foi90e2878cba
A
a bacterioscopia positiva associada à leucocituria, em criança com febre sem sinais localizatórios, permite confirmar o diagnóstico de infecção urinária, não sendo necessário a realização de urocultura.
B
a esterase leucocitária negativa afasta a possibilidade de infecção urinária, uma vez que esse exame possui alta sensibilidade e alto valor preditivo.
C
não há necessidade de coletar urocultura, pois a bacterioscopia positiva deve ser considerada contaminação, uma vez que a urina foi colhida por saco coletor e o menino não é circuncisado.
D
há baixa probabilidade de ser infecção urinária, pois o número de leucócitos na urina é inferior a 50000/mm3 e a esterase leucocitária veio negativa.
E
há alta probabilidade de ser infecção urinária, sendo importante colher urocultura por sondagem vesical para confirmação.