Questão
SP - Faculdade de Medicina de Marília - Famema (Hospital das Clínicas da Famema)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Joana-23-anos-idade67c3f49226
Joana, 23 anos de idade, gestante, compareceu a uma unidade de saúde familiar para iniciar o pré-natal. Seu teste rápido para HIV deu negativo, mas o de LUES deu positivo. Negou tratamento prévio para esta doença ou quaisquer outros sintomas a ela relacionados.

A partir desse caso clínico, assinale a opção correta, considerando a melhor conduta diagnóstica, terapêutica e de vigilância em saúde preconizadas pelo Ministério da Saúde.
A
Deve-se confirmar o diagnóstico com exames treponêmicos; aplicar, se confirmada a doença, primeira dose de benzilpenicilina 2.400.000 UI IM e repetir semanalmente por mais duas semanas; notificação imediata para sífilis adquirida na confirmação.
B
Deve-se considerar um caso de sífilis tardia; aplicar, na mesma consulta, primeira dose de benzilpenicilina 2.400.000 UI IM e repetir semanalmente por mais uma semana; notificação imediata para sífilis em gestante.
C
Deve-se considerar um caso de sífilis tardia; aplicar, na mesma consulta, primeira dose de benzilpenicilina 2.400.000 UI IM e repetir semanalmente por mais duas semanas; notificação compulsória para sífilis em gestante.
D
Deve-se confirmar o diagnóstico com exames não treponêmicos; aplicar, se confirmada a doença, primeira dose de benzilpenicilina 2.400.000 UI IM e repetir semanalmente por mais uma semana; notificação imediata para sífilis adquirida na confirmação.