Jorge, 60 anos, casado, tocador de tamborim na escola de samba, aos sábados, há 4 anos, trabalha em construção civil e obras públicas há 38 anos (principalmente como operador de britadeira). Refere que os EPIs são antigos e às vezes quebrados. Traz uma audiometria solicitada para investigar perda auditiva, pela qual conclui-se: "Perda auditiva sensorioneural bilateral simétrica com perda global, mas mais intensa em frequências de 3, 4 e 6 kHz, com melhora relativa à frequência de 8 kHz". A partir do resultado da audiometria, é correto concluir pelo diagnóstico de:
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2025
Residência (Acesso Direto)
Jorge-60-anos-casado919385df75
A
Perda auditiva induzida por ruído não ocupacional, e deve-se propor tratamento adequado, orientar uso de protetores auriculares quando for tocar na escola de samba.
B
Perda auditiva não induzida por ruídos e deve-se solicitar exame de imagem, pois perdas auditivas sensorioneurais bilaterais simétricas tipicamente não estão relacionadas a doença ocupacional e devem ser investigadas com brevidade.
C
Presbiacusia, e deve-se propor tratamento adequado e orientar que a causa é essencialmente uma complicação da idade, recomendando repouso acústico aos fins de semana e uso mais intensivo de equipamentos de proteção individual no trabalho.
D
Perda auditiva induzida por ruído ocupacional, e deve-se propor tratamento adequado, notificar para o SINAN e elaborar RAAT, fornecendo cópia para Jorge poder levar ao CEREST e à empresa em que trabalha para emissão de CAT.
E
Perda auditiva induzida por ruído ocupacional, e deve-se propor tratamento adequado, notificar para o SINAN e elaborar CAT, orientando Jorge a ir à delegacia registrar a denúncia.