Questão
ES - Hospital Evangélico de Vila Velha - HEVV
2019
Residência (Acesso Direto)
Joselia-e-auxiliar-sau82c30e48dc
Josélia é auxiliar de saúde bucal e trabalha em uma Unidade Básica de Saúde no município de Vitória. Na semana anterior, durante suas atividades de trabalho, após o atendimento diário dos pacientes, ao proceder a lavagem dos materiais e equipamentos utilizados pelo cirurgião dentista durante os procedimentos, teve um dos dedos da mão direita perfurado por uma agulha. Só hoje procurou o Médico de Família e Comunidade, pois ficou preocupada após conversa com a enfermeira. Qual o procedimento correto a ser indicado?
A
Como a notificação tem que ser feita no decorrer da semana epidemiológica, o que já passou, não é necessário fazer a notificação do caso. Deve-se, no entanto, iniciar imediatamente a profilaxia pós-exposição e fazer testes rápidos para HIV e Hepatites Virais para acompanhamento do caso. Orientar expedição de CAT.
B
Deve-se proceder a notificação do acidente, fazer recomendação para expedição de CAT e solicitar sorologias para HIV e Hepatites Virais, repetindo-as em 30 e 90 dias.
C
Deve ser efetuada a notificação do acidente, fazer testes rápidos para HIV e Hepatites Virais e iniciar profilaxia pós-exposição em, no máximo, até 72 horas. Recomendar expedição de CAT.
D
Como não houve necessidade de afastamento do trabalho, não é necessário recomendar expedição de CAT. Mas deve-se fazer a notificação do acidente e iniciar a profilaxia pós-exposição.
E
Como trata-se de agravo de notificação compulsória imediata, tal deve ser efetuado no mesmo dia do atendimento. Caso os testes rápidos para HIV e Hepatites Virais sejam negativos, deve-se iniciar a profilaxia pós-exposição. Orientar expedição de CAT.