Josiane tem 31 anos, é mãe de cinco filhos e vive em condições precárias. A casa está constantemente suja, mal iluminada, e o cuidado geral da residência fica por conta das duas filhas mais velhas, de 14 e 12 anos. Josiane queixa- se de tosse constante, cansaço e tremores principalmente quando não usa álcool, mas a agente comunitária de saúde esclarece que ela e o marido têm muitos amigos na comunidade. Todas as noites, grande número de pessoas circula em sua casa, depois que as crianças dormem. Eles emprestam a casa para que amigos possam usar drogas em troca de dinheiro. Às vezes, quando ela e o marido não estão em casa, as crianças fogem para as casas dos amigos. Josiane já usou drogas injetáveis, mas parou, porque “era mais difícil de controlar”, e hoje conseguiu também reduzir o uso do álcool, porém continua bebendo muito, uma vez que é “o único prazer que lhe resta”. O marido tem fumando crack (quando tem) e trabalha numa construção. O salário nunca vai direto para casa, o que causa grandes brigas entre o casal. Das crianças, três estão matriculadas na escola e as outras duas são pequenas, mas já estão na fila da creche municipal. Josiane se preocupa com as filhas e almeja lhes proporcionar um futuro melhor, entretanto, ao ser abordada pela equipe de saúde, não admite ter qualquer problema de saúde. A partir do caso acima, qual das ações possíveis de serem realizadas pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) pode ser considerada dentro da Política Nacional de Redução de Danos e dos princípios da reforma psiquiátrica brasileira?
Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2018
Residência (Acesso Direto)
Josiane-tem-31-anos-e269ccdbd7a6
A
Indicar internação compulsória do marido, a fim de promover o tratamento de dependência de substância psicoativa.
B
Encaminhar o marido ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), a fim de realizar internação em Comunidade Terapêutica.
C
Aproximar-se de Josiane em sua casa e auxiliar para que suas filhas tenham acesso a creche e à UBS, respeitando suas decisões e auxiliando na reflexão da sua situação.
D
Acionar o Conselho Tutelar, a fim de destituir a família, que causa danos as crianças.
E
Encaminhar o marido ao Centro de Atenção Psicossocial para reabilitação psicossocial, a fim de garantir a abstinência total da substância psicoativa.