Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Juliana-leva-sua-filha1239892756c
Juliana leva sua filha, Heloísa, de 9 meses, regularmente à equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) para consulta. A cada 30 dias, tem encontros previamente agendados, ora com a médica, ora com a enfermeira. Heloísa é muito saudável e Juliana, apesar de gostar do carinho e da atenção dos profissionais de saúde, acha que não precisaria ir tantas vezes à clínica, especialmente agora que voltou a trabalhar. Na última terça-feira, Heloísa acordou com febre e irritabilidade. Juliana procurou a UBS às 10h da manhã, mas disseram que já não havia mais consultas, o que a incomodou profundamente por ter que ir a uma unidade de pronto atendimento.

Em relação ao acesso e à organização das agendas na atenção primária, assinale a alternativa correta:
A
Juliana não compreende a função principal da atenção primária, que é atender aos saudáveis para evitar que fiquem doentes.
B
Atender gestantes, crianças, hipertensos e diabéticos em dias específicos justifica-se, porque facilita a organização dos consultórios.
C
Uma atenção primária forte deveria oferecer acesso às principais demandas de sua população no momento mais oportuno e se responsabilizar pelo atendimento fora-de-hora, à noite e nos finais de semana, por exemplo.
D
Consultas médicas mensais para crianças de baixo risco no primeiro ano de vida são mais efetivas do que 4 ou 7 consultas por ano.
E
Dividir a agenda de atendimentos de uma equipe de saúde da família em grupos definidos como os de hipertensos, diabéticos, puericultura ou saúde mental é compatível com a ideia de medicina centrada na pessoa.