Questão
GO - Secretaria de Estado da Saúde de Goiás - SES GO
2015
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
L-I-L-S-sexo-masculino149c6b3d69d
L.I.L.S., do sexo masculino, de 18 anos, estudante universitário, se diz "assombrado por imagens e pensamentos de machucar, ferir, agredir outras pessoas" e teme realizá- los. Diz que eles são recorrentes, incontroláveis e desprovidos de contexto. "Não tenho motivos para querer agredir determinada pessoa e, de repente, me vem aquele impulso de bater nela, o que me deixa muito angustiado". "É como se eu me visse batendo nos outros, podendo ser minha mãe, minha namorada ou até um desconhecido na rua. Sofro muito para tirar isso da cabeça e não fazer aquilo". Diz que tem rezado muito após a emergência do quadro como forma de tentar o alívio, já que isso tem trazido muito sofrimento e prejuízo tanto na sua vida social quanto na acadêmica por serem intensos e frequentes. O quadro se iniciou há mais de um ano e vem piorando progressivamente. A descrição clínica é compatível com:
A
delírios primários, indicando a esquizofrenia paranoica de como principal hipótese diagnóstica. 
B
alucinações visuais, indicando a necessidade de exames complementares, como ressonância magnética de crânio, pela possibilidade de apresentar alguma doença cerebral (neoplasia, por exemplo).
C
obsessões e compulsões, indicando o transtorno obssessivo-compulsivo como principal hipótese diagnóstica. 
D
perda de controle dos impulsos, indicando algum subtipo de transtorno de controle dos impulsos (como o transtorno explosivo intermitente) como principal hipótese diagnóstica.