L.R.L., 30 anos, primigesta, com 14 semanas e 3 dias de gestação pela DUM, comparece à segunda consulta de pré-natal com os resultados dos exames solicitados na primeira consulta. Os resultados dos exames revelam VDRL negativo, anti-HIV negativo, HBsAg e anti-HBs negativos, toxoplasmose IgG positivo e IgM negativo, glicemia de jejum de 93 mg/dL, urocultura com 10⁵ UFC/mL (unidades formadoras de colônias por mL), tipagem sanguínea O Rh negativo. Trouxe também seu cartão de vacinas com três doses de vacina para difteria e tétano (dT), sendo que a última dose foi realizada há 4 anos, e duas doses de vacina contra hepatite B. Relata sentir-se bem e nega queixas. Nega alterações urinárias. Nesse caso, a conduta INCORRETA
Questão
Estratégia MED
1
Revalida
L-R-L-30-anos11706a51d67
A
Solicitar Coombs indireto mensalmente até a 28ª semana de gestação e, se o teste permanecer negativo, administrar imunoglobulina anti-D.
B
Orientar que gestante receba uma dose de vacina contra hepatite B e uma dose de vacina dTpa assim que sair dessa consulta.
C
Orientar quanto ao diagnóstico de diabetes gestacional e tratamento baseado em dieta para diabetes e atividade física e não realizar teste oral de tolerância à glicose 75g para confirmação diagnóstica.
D
Prescrever cefalexina para prevenir complicações clínicas e obstétricas.