Questão
MG - Processo Seletivo Unificado - PSU MG
2012
Residência (Acesso Direto)
L-V-U-sexo-feminino-4412304359d56
L.V.U., sexo feminino, 44 anos, arquiteta, diabética, apresenta epigastralgia em cólica há alguns meses. Há 24 horas, apresentou intensificação da dor, acompanhada de náusea e vômitos e elevação de temperatura axilar para 37,5°C. Ao exame, apresenta dor à palpação em hipocôndrio direto, subcostal, com interrupção do movimento de inspiração devido à dor, sem massas palpáveis. Ultrassom abdominal mostrou espessamento da vesícula biliar e imagens ecogênicas em seu interior, que determinam a formação de sombra acústica posterior. Exames complementares mostraram exame sumário de urina e radiografias de tórax e abdome sem alterações significativas. Hemograma com leucocitose de 12.500/mm³, neutrofilia e 8% de bastonetes. Dosagem de bilirrubinas totais, transaminases, gamaglutamiltransferase e fosfatase alcalina não apresentam elevação. Considerando-se o diagnóstico mais provável, é CORRETO afirmar que:
A
O tratamento deve ser cirúrgico, com ressecção da vesícula biliar e realizado em caráter de urgência.
B
O tratamento deve ser cirúrgico, por drenagem externa, guiada por ultrassom.
C
O tratamento deve ser com antibioticoterapia, sem cirurgia, já que somente um pequeno percentual de pacientes com casos assemelhados se beneficia do tratamento cirúrgico.
D
O tratamento inicial deve ser com antibioticoterapia e a cirurgia, se necessária, deve ser postergada por 6 a 10 semanas.