Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2021
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
LEA-10-anos-sexo9922973869
LEA, 10 anos, sexo feminino, portadora de LLA-B em início de indução. Encontra-se internada em UTI após quadro de neutropenia febril. Paciente evoluiu com anúria nas últimas 12 horas sem resposta a administração de furosemida, com piora de padrão respiratório (estertoração crepitante bilateral e quedas de SaO2 a oximetria). Iniciado ventilação não-invasiva pela hipótese de edema agudo de pulmão. Colhidos exames que demonstram:

U= 200 mg/dL; Creatinina = 2,8 mg/dL; Na = 134 mEq/L; K = 8,0 mEq/L; CaT = 10 mg/dL; Fósforo = 11 mg/dL; ácido úrico = 10 mg/dL.

Quanto ao diagnóstico e tratamento mais indicados, podemos afirmar que:
A
Trata-se de quadro de insuficiência renal aguda por hipovolemia. É necessário realizar ressuscitação fluídica. O paciente não respondeu a furosemida por conta da menor perfusão renal nesse contexto.
B
Trata-se de insuficiência renal aguda intrínseca por nefrotoxicidade aos quimioterápicos. Pela uremia apresentada, o paciente deve ser submetido a terapia substitutiva renal.
C
Trata-se de insuficiência renal aguda no contexto de um choque séptico e administração de vasopressores e inotrópicos. A menor pressão de perfusão renal levou o paciente a não responder ao estímulo com diurético de alça.
D
Trata-se de quadro de insuficiência renal aguda por acúmulo de cristais de urato em túbulo renal. O paciente apresenta síndrome de lise tumoral e deve ser iniciado suporte por meio de diálise.