Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Lactente-1-ano-9meses103fd403fad
Lactente (1 ano 9meses) com diagnóstico prévio de Doença Renal Policística desde o nascimento, em tratamento conservador pela nefrologia, mantendo função renal e diurese adequados. Há 2 dias apresenta sinais de desconforto respiratório associado a taquipneia leve, oligúria. Afebril. Ao exame físico, encontra-se alerta e reativo, tranquilo à avaliação, em anasarca, com palidez de pele. Ausculta cardíaca sem alterações, porém campos pleuro-pulmonares com estertores crepitantes; hepatomegalia; presença de cacifo 
em membros.
.
Solicitado Rx de tórax (o qual evidenciou sinais de congestão pulmonar) e exames laboratoriais, que demonstraram 
acidemia metabólica discreta e nível sérico de potássio (K⁺ )= 5,6mEq/L.
.
Com relação ao eletrólito avaliado, qual a melhor conduta inicial?
A
Monitorizar paciente e solicitar avaliação pelo nefrologista assistente devido ao grande risco de necessidade de terapia renal substitutiva; solicitar exame de coagulograma com urgência para preparo cirúrgico de cateter de hemodiálise.
B
Iniciar medidas para a hiperpotassemia, priorizando o uso de resina de troca (Sorcal®) para a remoção rápida do íon Potássio do organismo.
C
Solicitar vaga de terapia intensiva com emergência a fim de monitorização contínua do paciente, devido ao risco de evolução para parada cardiorrespiratória iminente devido à hiperpotassemia encontrada.
D
Iniciar medidas para a hipercalemia. Priorizar conduta com estabilizadores de membrana celular (Gluconato de Cálcio) e na sequência medidas para transferência do íon para o intra-celular e remoção do potássio do organismo.
E
Iniciar medidas para a hipernatremia. Priorizar conduta com soro fisiológico e na sequência terapia renal substitutiva.