Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Lactente-13-meses1954b46fe9b
Lactente de 13 meses de idade, sexo feminino, é admitido em emergência pediátrica por apresentar ‘manchas’ na pele há 4-5 dias, segundo a genitora. Nega febre ou quaisquer outros sintomas. Criança está com apetite preservado, ativa e totalmente em dia com o calendário vacinal nas datas corretas. Pediatra, ao examinar a lactente, observou que ela está corada, com várias petéquias em braços, pernas e tronco, porém, nenhum hematoma; também não observou hepatoesplenomegalia. Palpou apenas discretos linfonodos em região cervical posterior, menores que 2 cm, móveis, fibroelásticos e indolores. Decidiu solicitar um hemograma, sendo a única alteração encontrada uma contagem de plaquetas de 29.000/mm³.

Sobre a principal hipótese diagnóstica dessa criança, analise as assertivas abaixo:

I. Uma hipótese provável, envolvida na fisiopatologia da plaquetopenia, é um mecanismo imunológico, por reação cruzada às proteínas plaquetárias, desencadeadas após a imunização contra sarampo-rubéola-caxumba, realizada pela lactente cerca de um mês antes do evento atual.

II. Nesse momento, a realização de mielograma (e não de biópsia de medula óssea) está indicada em função do tratamento que será instituído para a lactente.

III. Deve-se internar em UTI para realizar a transfusão de plaquetas, metilprednisolona e imunoglobulina humana endovenosas, em função dos baixos níveis plaquetários e do maior risco de sangramento do sistema nervoso central.

Podemos afirmar que
A
todas estão corretas.
B
todas estão incorretas.
C
apenas I está correta.
D
apenas II está correta.
E
apenas III está correta.