Questão
Fundação Getúlio Vargas - FGV
2024
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Lactente-2-meses-com593cc3f5a1
Lactente 2 meses, com IgM positivo pra Toxoplasmose no teste do pezinho e IgM e IgG positivos no exame sorológico de sangue periférico, realizado posteriormente. USG trasnfontanela, fundoscopia e hemograma realizados aos 45 dias de vida sem alterações. Mãe com IgG para toxoplasmose positivo com 8 semanas de gestação, considerada não suscetível.

Assinale a opção que indica a conduta adequada para o caso descrito.
A
Considerar o exame do lactente falso positivo, pois a mãe foi infectada antes da gestação.
B
Acompanhamento do laboratorial da queda de anticorpos, por, provavelmente, se tratar de anticorpos maternos, já que a mãe teve a infecção antes da gestação.
C
Acompanhamento clínico, com fundoscopia e imagem de sistema nervoso central semestrais para, no caso de surgimento de sintomas, iniciar tratamento, pelo risco de infecção do lactente, devido à reativação de infecção materna prévia ou reinfecção da mãe na gestação.
D
Tratamento com sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico por 6 meses, pois se trata de infecção congênita do lactente por reativação de infecção materna prévia ou reinfecção da mãe na gestação.
E
Tratamento com sulfadiazina, piremitamina e ácido folínico por 1 ano, pois se trata de infecção congênita do lactente por reativação de infecção materna prévia ou reinfecção da mãe na gestação.