Questão
MG - Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - SCMBH
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Lactente-4-meses59c9959349
Lactente de 4 meses, previamente hígido e sem histórico familiar de doenças alérgicas, iniciou há cerca de 3 dias com coriza, tosse e febre e hoje foi levado ao pronto atendimento devido a piora da tosse associada a esforço respiratório moderado, sibilância e gemência durante as mamadas. No exame físico, foram observados crepitações, roncos difusos e sibilos expiratórios, 55irpm e dessaturação de 88%. Sobre a patogênese e o manejo dessa condição clínica, é INCORRETO afirmar que:

A
A monitorização contínua da frequência respiratória e saturação e fisioterapia respiratória devem ser realizadas em todos os pacientes internados, a fim de prevenir complicações respiratórias como atelectasias ou pneumonias.
B
A obstrução das vias aéreas ocorre em razão da resposta inflamatória local e edema celular, além da contração da musculatura lisa, produzindo limitações no fluxo de ar, que são observadas no Rx de tórax como atelectasias e hiperinsuflação torácica difusa.
C
As características anatômicas e fisiológicas do aparelho respiratório do lactente como o aumento da resistência aérea, pequeno calibre das vias aéreas e o baixo desenvolvimento de poros de Kohn e canais de Lambert são determinantes para o quadro clínico de maior morbidade nessa faixa etária.
D
A administração de oxigênio aquecido e umidificado é a terapia farmacológica que deve ser considerada, já que a administração de alfa e beta-adrenérgicos ainda é questionável na rotina do atendimento desses pacientes.