Lactente de 5 meses de idade, previamente hígido e nascido a termo. Há 3 dias com coriza, tosse e febre. Nas últimas 18 horas evoluiu com piora da tosse, recusa alimentar e desconforto respiratório. Foi trazido pela mãe ao pronto atendimento em: REG, FC = 142 bpm; FR = 72 mrm; T = 37,4 graus; saturação de oxigênio = 90% em ar ambiente. Tórax estava hiperinsuflado com tiragens intercostal e subcostal. Ausculta pulmonar: sibilos e roncos bilaterais. Sobre o caso assima, analise as assertivas abaixo:
I. O lactente encontra-se taquipneico, sendo a frequência respiratória normal para esta idade de até 60 mrm.
II. O diagnóstico mais provável é bronquiolite viral aguda e o principal agente etiológico é o Vírus Sincicial Respiratório.
III. Os sinais e sintomas que indicam a internação para este lactente são: a presença de tiragens, recusa alimentar e saturação baixa.
IV. O tratamento a ser instituído é suportivo, com hidratação, associado à oxigenioterapia e nebulizações com broncodilatador.
V. Dentre as medidas preventivas para o caso encontra-se: lavagem das mãos, evitar aglomerados e administrar a vacina anti-pneumocócica.
Assinale a alternativa correta: