Lactente de 5 meses de idade, iniciado fórmula láctea há um mês porque mãe teve que voltar ao trabalho, passou a apresentar sangue nas fezes em pequena quantidade, evacuações de consistência semilíquidas, 10 vezes ao dia e irritabilidade há 10 dias. Sem febre ou vômito. Antes disso, a criança evacuava diariamente, fezes pastosas, sem muco e sem sangue. Ao exame físico, eritema perianal, distensão abdominal, vômitos, palidez cutâneo mucosa, perda de peso. A conduta mais apropriada para o caso é:
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2021
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Lactente-5-meses-idade8063bd3ef1
A
Iniciar dieta de restrição da APLV, não importando a capacidade absortiva do paciente durante o tratamento, já que são usadas fórmulas extensamente hidrolizadas e não se faz necessário a suspensão dos dissacarídios (lactose e/ou sacarose).
B
Iniciar dieta de restrição da intolerância à lactose, não importando a capacidade absortiva do paciente nas fases iniciais do tratamento, já que são usadas fórmulas isentas de lactose e sendo necessário a suspensão dos dissacarídios (lactose e/ou sacarose).
C
Iniciar dieta de restrição da APLV, devendo-se levar em consideração a capacidade absortiva do paciente e nas fases iniciais do tratamento, além da exclusão do(s) alérgeno(s), pode ser necessária a suspensão dos dissacarídios (lactose e/ou sacarose).
D
Iniciar dieta de restrição da intolerância à lactose, devendo-se levar em consideração a capacidade absortiva do paciente e no inicio do tratamento, além da exclusão do(s) alérgeno(s), pode ser necessária a suspensão dos dissacarídios (lactose e/ou sacarose).