Lactente de 5 meses de vida vem à consulta de rotina acompanhado de sua mãe, que pede que você a oriente sobre a alimentação de seu filho a partir desse momento, pois ela irá retornar ao trabalho e passará o dia todo fora de casa. A criança nasceu de 39 semanas, parto vaginal, pesando 3.450 gramas e medindo 50cm, sem intercorrências. Até o presente momento, foi alimentado exclusivamente de leite materno em livre demanda. De acordo com as informações acima e baseado no guia alimentar para menores de 2 anos do Ministério da Saúde, assinale as afirmativas corretas:
I. – A introdução alimentar deverá ser iniciada nesse momento com papa de frutas 2 vezes ao dia, além de manter leite materno ordenhado em livre demanda. A papa principal deve ser iniciado após os 6 meses.
II. – Leite materno ordenhado exclusivamente é a melhor opção para alimentação desse lactente. Na impossibilidade da ordenha, fórmula infantil de partida é o mais indicado até os 6 meses.
III. – Fórmula infantil deve ser a primeira opção nesse caso, pois o volume de leite materno ordenhado não será suficiente para alimentar a criança no período em que a mãe não estiver presente.
IV. – A introdução alimentar deverá iniciar aos 6 meses de vida, com papas de frutas 2 vezes ao dia, seguido de papa principal no almoço e jantar.
V. – A papa principal deve ser composta por 50% de verduras e legumes, 25% de proteína animal, 12,5% de leguminosas e 12,5% de carboidrato.