Questão
SP - Universidade Estadual Paulista - UNESP (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB) (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Lactente-5-meses1495ca1b938
Lactente de 5 meses, internada por quadro de dispneia e sibilância, sem febre, inapetência ou perda de peso. Fez uso de antibiótico, por sete dias, para tratar possível pneumonia. Após duas semanas da alta hospitalar, manteve os sintomas e apresentou febre ao entardecer e taquidispneia, então foi reinternada. Exame físico: desconforto respiratório com tiragem subcostal; à ausculta, MV reduzido em base esquerda e crepitações, principalmente em hemitórax esquerdo. Necessitou de oxigenoterapia com cateter nasal e de prescrição de antibióticos. Exames complementares: raio X (figura a seguir). AP: hígida, peso no percentil 50 e comprimento no percentil 50-10.


A: raio X em anteroposterior revelando opacidade em praticamente todo o pulmão esquerdo, poupando parte do lobo superior, obliterando contorno cardíaco.

B: raio X em anteroposterior e perfil com a evolução 15 dias depois, evidenciando a resolução parcial do processo consolidativo, com surgimento de pequenas cavernas de permeio e alguns broncogramas aéreos.

Para elucidação diagnóstica, as próximas condutas devem ser:
A
solicitar TC de tórax e escarro com baciloscopia para BAAR, realizar IGRA (Interferon-Gamma Release Assay) e, se o resultado for positivo, suspender a antibioticoterapia e iniciar RIP (rifampicina, isoniazida e pirazinamida) nas doses adequadas para a idade; realizar a vacinação BCG; solicitar raio X de tórax e escarro materno.
B
solicitar TC de tórax, hemocultura e cultura de secreções, solicitar painel viral e avaliar o uso de novo antibiótico em conformidade com o antibiograma, se houver cultura positiva. Conferir teste de triagem neonatal e realizar dosagem de sódio e cloro no suor, realizar triagem para vírus da imunodeficiência humana (HIV) e investigar óbitos fetais pregressos ou outros filhos com doenças na família.
C
solicitar TC de tórax, coletar lavados gástricos consecutivos com baciloscopia para BAAR, realizar teste rápido molecular (TRM-TB) e, se o resultado for positivo, suspender a antibioticoterapia e iniciar esquema com RIP, nas doses adequadas para a idade; conferir vacinação BCG, realizar triagem para HIV, solicitar raio X de tórax e escarro materno e investigar vínculos epidemiológicos.
D
solicitar TC de tórax, coletar lavados gástricos consecutivos com baciloscopia para BAAR, realizar IGRA e, se resultado positivo, suspender a antibioticoterapia e iniciar esquema com rifampicina, isoniazida e etambutol, nas doses adequadas para a idade; coletar líquor e iniciar corticoide se necessário; investigar vínculos epidemiológicos.