Lactente de 5 meses, desnutrido, há 2 dias com febre (38,5º C), recusa alimentar e prostração. Ao exame, apresenta-se toxemiado, taquipneico (FR2. 64 ipm), gemente e com presença de lesões pustulosas em couro cabeludo. À ausculta respiratória, nota-se murmúrio vesicular abolido em 1/3 médio e inferior do tórax direito, macicez à percursão. Mãe informa que a criança nunca foi hospitalizada, que está com a vacinação em dia (não trouxe o cartão de vacinas) e que até o momento fez uso somente de paracetamol. Sobre o caso em questão, é correto afirmar:
Questão
PA - Universidade Federal do Pará - UFPA (Hospital Universitário João Barros Barreto - HUJBB) (Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS)
2019
Residência (Acesso Direto)
Lactente-5-meses9119a9b1c0
A
Trata-se de quadro de pneumonia atípica, cujo principal agente causador é o Mycoplasma pneumoniae.
B
Por tratar-se de quadro pneumônico de origem comunitária, deve-se prescrever tratamento com antibiótico oral (amoxacilina 50 mg/kg/dia) e reavaliar após 48 horas. Em caso de piora, recomendar hospitalização.
C
A vacinação antipneumocócica aos 2 e 4 meses de idade conferiu proteção contra complicações associadas à PAC.
D
Devido ao quadro de desnutrição e à dificuldade de confirmação diagnóstica de infecção por Micobacterium tuberculosis na infância, deve-se considerar o quadro acima como Tb pulmonar e iniciar o tratamento empírico, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
E
O tratamento deve incluir antibioticoterapia venosa com oxacilina + cefalosporina de 3ª geração.