Questão
SP - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Hospital Universitário da UNIFESP)
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Lactente-6-meses1031d750911
Lactente de 6 meses encontra-se internado por meningite com o seguinte resultado de Líquido Cefalorraquidiano (LCR) à admissão: celularidade = 694 (72% neutrófilos, 18% linfócitos e 10% monócitos); glicose = 10 mg/dl e proteínas = 94 mg/dl. Bacterioscópico: presença de diplococos Gram-positivos aos pares. Recebeu dexametasona por 4 dias e ceftriaxona atualmente no quinto dia completo. Evolui com melhora do estado geral, porém permanece com febre diária. Feito novo LCR com celularidade = 89 (83% linfócitos, 10 monócitos e 7% neutrófilos); proteína = 82 mg/dl; glicose = 37 mg/dl e ausência de bactérias ao Gram. Assinale a alternativa CORRETA quanto a essa evolução:
A
Meningite pneumocócica evoluindo com provável coleção subdural, que é a complicação mais frequente, necessitando tomografia de crânio para confirmação.
B
Meningite pneumocócica de evolução arrastada evoluindo com febre por provável resistência intermediária do agente etiológico, devendo-se alterar a antibioticoterapia, conforme o antibiograma.
C
Meningite pneumocócica evoluindo com febre por provável pneumonia, já que este é o quadro que pode estar associado, devendo-se realizar radiografia simples de tórax.
D
Meningite pneumocócica evoluindo com febre por hipersensibilidade às medicações empregadas já que encontra-se em bom estado geral, devendo-se alterar a antibioticoterapia, conforme o antibiograma.
E
Meningite pneumocócica evoluindo com febre devido a provável abscesso cerebral que é complicação frequente nessa etiologia, necessitando tomografia de crânio para confirmação.