Questão
PA - Universidade Federal do Pará - UFPA (Hospital Universitário João Barros Barreto - HUJBB) (Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS)
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Lactente-com-cinco129ba22ef99
Lactente com cinco meses de idade é trazida à emergência devido a um quadro de febre iniciado há 22 horas, acompanhado de vômitos (quatro episódios) e chorando muito; sem outros sintomas. Antecedentes: a mãe refere que a criança manifestou três quadros gripais nos últimos 2 meses e tem alergia a dipirona. Não trouxe o cartão de vacinação. A mãe informa, ainda, que algumas vacinas estão atrasadas porque a criança teve febre alta após vacinar-se, então o pai foi contra as vacinas. O exame físico é bastante dificultado pelo choro persistente. Ao exame físico, apresenta sinais de desidratação moderada e temperatura axilar de 39,6 ºC. Durante o exame, a criança apresentou convulsão que cessou rapidamente, antes que houvesse tempo para aplicar anticonvulsivante. Com base nesse caso, a conduta inicial é
A
antitérmico, preferencialmente com dipirona via endovenosa, realizar hemograma, EAS, urocultura e deixar em observação.
B
antitérmico, hidratação venosa, realizar hemograma, glicemia capilar, dosagem de proteína C reativa e punção lombar para análise do líquor.
C
antitérmico, anticonvulsivante e hidratação venosa, deixar em observação, mínimo de 24 horas, e solicitar o cartão de vacinação.
D
realizar hemograma, EAS, urocultura, hemocultura e radiografia de tórax. Após normalização da temperatura, prescrever soro oral e manter em observação até os resultados dos exames.
E
antitérmico, anti-hemético, hidratação venosa e manter em observação durante 12 horas.