Lactente de dois meses com história de febre não aferida há quatro dias sem outros sintomas e examinado em serviço de emergência apresentando febre de 39,5° com irritabilidade, sem mais nenhuma alteração ao exame, senão uma taquicardia e taquipineia compatíveis com grau de febre. É medicado e após o tratamento da febre são colhidos exames de hemograma, PCR, solicitado Rx de tórax e EAS com urinocultura; nos exames nota-se uma leucocitose de 16.000 leucócitos com desvio a esquerda, o PCR é de 5,0 sendo o valor de referencia de 1,0, tem um Rx normal e o EAS colhido por saco coletor demonstra a presença de 10 leucócitos por campo, a conduta ideal nesse paciente seria:
Questão
RJ - Hospital Central da Polícia Militar - HCPM
2011
Residência (Acesso Direto)
Lactente-dois-meses115d22ab6b8
A
Medicar com antibióticos e orientar retorno se não houver melhora, já que o mesmo está com ITU (infecção de trato urinário).
B
Reavaliar em 48hs já que o exame de saco coletor e pouco preditivo, podendo se tratar apenas de uma virose, aguardando também a urinocultura que é mais específica.
C
Proceder à internação, levando-se em conta a idade e o quadro clínico, aguardando novos exames para definir o tratamento.
D
Internar para observação da curva térmica tão somente já que a clínica é soberana não se tem o foco da infecção e o uso precoce de antibióticos pode levar a resistência bacteriana.
E
Considerar que pela idade, quadro clínico e laboratorial, a criança poderá estar iniciando uma doença bacteriana invasiva, logo deverá ser internada e iniciado tratamento antibiótico empírico cobrindo os principais agentes bacterianos implicados, considerando-se também uma avaliação do LCR.