Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2018
Residência (Acesso Direto)
Lactente-masculino-1160f1a10406
Lactente, masculino, 1 ano e 2 meses de idade, é levado ao pediatra com queixa de sibilância recorrente. Nasceu bem, peso adequado, alta em 48 horas após o parto. Aos 3 meses de idade, foi internado em hospital pediátrico, permaneceu 10 dias em enfermaria, por quadro de tosse, sibilância, esforço respiratório e hipoxemia. Desde então, apresentou mais de 3 quadros de obstrução nasal, tosse seca e sibilância, tratados ambulatorialmete. Mãe refere prurido e obstrução nasal diário. Lista de exames: Hemograma: Hb:13,1 VG:32 Leucócitos: 8400 (diferencial: segmentados 45%, linfócitos 35%, bastões 0, eosinófilos 12%, monócitos 8%). IgE total: 250 kU/L (valor de referência: inferior 60kU/L). Mãe trouxe radiografia de toráx AP, feita quando a criança estava fora da crise. 

Com base no caso clínico apresentado, analise a assertiva a seguir, marcando CERTO para verdadeiro/correto e ERRADO para falso/incorreto. 

A asma é um dos diagnósticos diferenciais menos prováveis, uma vez que se trata de um lactente e a  radiografia de tórax não mostra hiperinsuflação.


C
Certo.
E
Errado.