Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Lactente-masculino-7137f5b42f54
Lactente masculino de 7 meses e 5 dias de vida, nascido a termo, é atendido pela primeira vez, no ambulatório de puericultura de um hospital de referência em Recife. A família mudou-se de uma cidade do interior para a capital, há poucos dias. No atendimento, além de questionar sobre o parto, alimentação, vacinação e desenvolvimento da criança, a médica pediatra percebeu anemia (2+/4+) como único achado significativo ao exame físico. Dados antropométricos ao nascimento: Peso: 2.750 g / Comprimento: 48 cm / Perímetro cefálico: 34 cm Dados antropométricos atuais: Peso e comprimento entre -1 e -2 DP das curvas da OMS de peso por idade em meninos e comprimento por idade em meninos, respectivamente. Em relação aos aspectos antropométricos do lactente, admitindo crescimento médio normal e mesmo sem verificar os gráficos de crescimento, é CORRETO afirmar que
A
o perímetro cefálico esperado para o menor é aproximadamente de 40 cm no momento da consulta.
B
com os dados fornecidos sobre o peso e comprimento atuais, o menor poderá encontrar-se com risco de sobrepeso na curva do IMC (índice de Massa Corpórea) da OMS.
C
uma boa estimativa atual de peso para o menor, em função dos dados de nascimento e da consulta do 7º mês, é de aproximadamente 8.700 g.
D
o menor apresenta baixa estatura para a idade, no momento da consulta, apesar de ter nascido com um comprimento adequado.
E
pelos dados fornecidos, tanto o peso quanto o comprimento do menor encontram-se à esquerda da mediana das curvas de peso x idade e comprimento x idade para o sexo masculino, respectivamente.