Questão
Estratégia MED
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Lactente-prematuro-34119981bae70
Lactente prematuro de 34 semanas, com Apgar 8 e 9 ao nascimento, evoluiu com doença da membrana hialina. Está com 8 dias de vida com bons parâmetros respiratórios. Desde o 2º dia, iniciou a alimentação enteral mínima por sonda nasogástrica, com boa aceitação e evacuação normal de mecônio. Há 2 dias está em aleitamento materno exclusivo. Há 36 horas, iniciou com quadro de letargia, palidez, taquicardia, distensão abdominal acentuada e eliminação de sangue nas fezes. Ao exame físico, nota-se distensão dolorosa à palpação. À radiografia simples de abdome, há distensão difusa de alças abdominais com a presença de imagens lineares, radiotransparentes em topografia de parede, de parte das alças de delgado. 

Considerando a principal hipótese diagnóstica, indique a alternativa que contempla a melhor conduta terapêutica:
A
Laparotomia, com ressecção dos segmentos de intestino acometidos e reconstrução primária, associada a cuidados de suporte intensivo.
B
Laparoscopia, com ressecção dos segmentos de intestino acometidos e reconstrução primária, associada a cuidados de suporte intensivo.
C
Retirada do aleitamento materno, sondagem nasogástrica, introdução de dieta parenteral, antibioticoterapia de amplo espectro.
D
Ressuscitação hidreletrolítica, antibioticoterapia de amplo espectro, descompressão gástrica e ultrassonografia de abdome total com Doppler colorido.