Paciente de 4 anos, 20kg, com histórico de dermatite atópica e asma, dá entrada na emergência com febre de 40 ºC, tosse e dispneia. Ao exame físico, a criança está em regular estado geral, vigil, interagindo com o examinador, normocorada, normohidratada, anictérica, acianótica, taquipneica em ar ambiente e com pulsos amplos. Nota-se tiragem de fúrcula e intercostal com tempo do aumento expiratório. Sinais vitais: PA: 90x60mmHg, FC = 140bpm, Tax 40oC, FR = 44irpm, SO2 92% em ar ambiente e tempo de enchimento capilar de 1 segundo. Aparelho respiratório: murmúrio vesicular universalmente audível bilateralmente, estertores crepitantes em base de hemitórax direito (HTD) e sibilos difusos. Radiografia de tórax à beira leito demonstrou opacidade em base de HTD. Frente o caso a melhor conduta a ser instituída é:
Questão
RJ - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO
2024
Residência (Acesso Direto)
Lactente-quatro-meses68405e7095
A
Hidratação com soro fisiológico 0,9% 800ml em 1 hora, ampicilina endovenosa e máscara de Venturi 50%.
B
Nebulização com salbutamol por via inalatória, levofloxacino endovenoso, prednisolona via oral e máscara de Venturi 50%.
C
Nebulização com salbutamol por via inalatória, prednisolona via oral, máscara de Venturi 50% e penicilina cristalina endovenosa.
D
Hidratação com Ringer lactato 600ml em 1 hora, azitromicina endovenosa, máscara não reinalante de oxigênio e Montelukast oral.
E
Sedoanalgesia, intubação orotraqueal, penicilina cristalina endovenosa e metilpredinsolona endovenosa.