Questão
SP - Faculdade de Medicina do ABC
2024
Residência (Acesso Direto)
Lactente-sexo-feminino105d966de27
Lactente, sexo feminino, 5 meses de idade, é levada ao serviço de emergência devido a quadro de febre de até 39,5 °C há 2 dias. Não apresenta sintomas respiratórios, familiares não notaram alterações intestinais ou urinárias. Em aleitamento materno exclusivo, com boa aceitação das mamadas. Nega comorbidades. Vacinação em dia conforme Calendário Nacional de Vacinação. Exame clínico sem nenhuma alteração significativa. Optado pela coleta de urina tipo 1 e urocultura por sondagem vesical, com os seguintes achados: densidade: 1010, pH 7,0, nitrito negativo, esterase leucocitária 2+, 10000 hemácias, mais de 1000000 de leucócitos. A hipótese diagnóstica mais provável e a conduta mais adequada, respectivamente, são
A
cistite. Alta hospitalar com cefalexina oral, retorno se sinais de alarme e seguimento habitual de puericultura.
B
pielonefrite. Alta hospitalar com axetilcefuroxima oral e retorno em 48 horas para reavaliação e checagem de resultado de urocultura, ou antes se sinais de alarme.
C
cistite. Internação com amicacina endovenosa até resultado de urocultura e até paciente permanecer afebril por mais de 48 horas.
D
pielonefrite. Internação com ceftriaxone endovenoso até resultado de urocultura e realização de ultrassonografia de rins e vias urinárias em até 48 horas.
E
febre sem foco definido. Continuar investigação com coleta de hemograma completo, proteína C reativa e radiografia de tórax.