Lactente do sexo feminino, três meses de vida, em uso de aleitamento misto (leite materno e fórmula de partida com diluição adequada) é levada à UPA por estar apresentando quadro de febre há 48 horas, associado à recusa alimentar. A mãe nega queixas respiratórias, gastrointestinais, cutâneas ou administração de vacinas nas últimas 72 h. Ao exame físico, encontra-se febril (temperatura axilar= 38,5°C) com bom estado geral, eupneica, acianótica, anictérica, ativa e reativa, com fontanela anterior plana e normotensa, sem linfonodomegalias palpáveis, sem alterações à ausculta cardiopulmonar, abdome flácido, indolor, com borda de fígado palpável a 1 cm do rebordo costal direito e membros superiores e inferiores sem edemas, boa perfusão periférica e pulsos amplamente palpáveis. Os exames laboratoriais mostram hemograma com leucocitose e neutrofilia, PCR= 60 mg/L, sumário de urina com sedimentoscopia (EAS) com 3 cruzes (+++) de leucoesterase, nitrito negativo, 50 leucócitos/campo, 2 hemácias/campo. O raio X de tórax solicitado não apresenta alterações aparentes. Diante desse quadro, a conduta mais adequada é
Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Lactente-sexo-feminino1636df0e211
A
realizar punção lombar para coleta de líquor, coletar urocultura por saco coletor e aguardar resultados desses exames para a decisão terapêutica.
B
liberar a paciente com antitérmico oral e solicitar que a paciente retorne em 24 horas para reavaliação clínica e laboratorial.
C
prescrever antibiótico empiricamente, sem solicitação de novos exames, e reavaliar a paciente após término do tratamento com sete dias.
D
coletar urocultura por sonda vesical e, após esse procedimento, iniciar antibioticoterapia empírica mesmo antes da liberação desse resultado.